Botswana, Foto T.Abritta, 2008

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O Brasil que vale a pena.


          Este país tem tantas coisas e pessoas interessante e boas, que é uma lástima que tenhamos que perder tanto tempo lutando contra excrescências que pululam nestas cortes e parlamentos ditos supremos.  Mas, como ninguém é de ferro, falemos dos rostos alegres e humanos que vivem nos fundões do Brasil e que muitos, infelizmente, não conhecem.
          Esta história ocorreu nos meados dos anos 90.
O pequeno avião voava rente às copas das gigantescas árvores.  Macapá ficava para trás, a paisagem de alagadiços e florestas se impunha.  Éramos uns oito, quase todos de São Paulo.  Naqueles tempos, viagens como esta eram desqualificadas pelos Cariocas: “Pô, isto é programa de índio...”. 
          A chegada em Oiapoque foi emocionante – quem não se lembra das antigas aulas de Geografia: “O Brasil vai do Oiapoque ao Chuí”?
          Nem tivemos tempo de passar no hotel.  O jeito foi alugar um ônibus caindo aos pedaços e irmos almoçar com o comitê de recepção. Todas as autoridades – claro, as importantes –, estavam presentes: o prefeito-índio, o capitão comandante do batalhão de guerra nas selvas, sua esposa e filhinha; o piloto e copiloto do avião, a recepcionista do aeroporto – que foi fechado – e os dois sargentos operadores do radar do Cindacta, que foi deixado no modo automático.
          Depois do almoço passeamos de canoa pelo rio Oiapoque, conhecemos suas cachoeiras, visitamos a Guiana Francesa e após muito esforço, praticamente empurrando o ônibus por caminhos lamacentos, chegamos a uma aldeia indígena.
          Todos pareciam ter sido abduzidos.  Era uma transmissão especial, via satélite, do último capítulo de uma novela da Globo...

          O único rosto amigável foi da indiazinha que apareceu na janela.


Oiapoque, AP. Foto T.Abritta.



2 comentários:

  1. Viajei com a sua narrativa...Há muita coisa nesse país que vale a pena e que nunca vêm à tona. infelizmente. Só o que não vale a pena é que fica por aí no comando e absurdamente em evidência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Iara Abreu. Este é o nosso Brasil que ter que ser valorizado para combatermos este males que nos afligem. Abraços.

      Excluir