A introdução de cores em fotografia
sempre foi uma aspiração que acompanhou esta técnica.  Em 1869, pouco depois do aparecimento da
fotografia, Niépce de Saint-Victor conseguiu produzir daguerreótipos com leve
coloração.  Outros, como os franceses
Louis Ducos du Haron e Charles Cros chegaram simultaneamente a resultados
semelhantes na fotografia colorida.  Em
1907, surgiu o primeiro processo industrial na produção de fotografias em cores,
o Autochrome Lumière (V.Fig.1).
          Em 1935 surge o Kodachrome e nos anos
cinquenta a fotografia colorida se populariza com o Ektacolor.
          Entretanto, processos de fotopintura
sempre acompanharam a técnica fotográfica com aplicação de tintas, geralmente
guache em papel ou óleo para telas, que colorizavam uma base fotográfica em
baixo contraste.
          Nas Figuras 2 e 3 apresentamos dois
exemplos de fotopinturas.  Na primeira
temos uma fotografia de baixa qualidade com a pintura dominando a imagem.  Na outra vemos um extremo, onde a fotografia é
de alta qualidade, delicadamente colorizada em um trabalho artístico mais
refinado.  
Figura 1 – Autochromes
Lumière.
Figura 2 – Menina,
1926.  Acervo Teócrito Abritta.
Figura 3 – Menino,
final do século dezenove.  Acervo Teócrito
Abritta.



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