Botswana, Foto T.Abritta, 2008

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Aprendendo Matemática


Foi uma grande honra prefaciar o livro Aprendendo Matemática – volume I, do Professor Heitor Churchill Ferreira de Souza, que gentilmente me enviou hoje seu primeiro exemplar.


Prefácio

          Vivemos em um Mundo altamente tecnológico que permeia praticamente todas nossas atividades como trabalho, lazer, saúde, educação, transporte e comunicações.  Entretanto, boa parte da população não tem conhecimentos mínimos de Ciências ou Matemática que são disciplinas básicas para o conhecimento Humano.
          Este desconhecimento gera dificuldades, limitando a cidadania e dificultando o aprendizado de várias disciplinas.
          Em meio a este desprestígio das Ciências e da Matemática, uma boa notícia é o livro Aprendendo Matemática – volume I, do Professor Heitor Churchill Ferreira de Souza, que reúne sua experiência de quase vinte anos lecionando matemática comercial e financeira em cursos preparatórios para concursos públicos e no antigo BANERJ, atual banco Itaú.  Nascido no Rio de Janeiro, formado em Ciências Contábeis com especialização em Matemática Financeira, o Prof. Heitor demostrou desde sua juventude a vocação para lecionar Matemática, especialmente Aritmética e Lógica.
          Este livro – o primeiro de uma série de cinco volumes – incentivará e despertará o interesse do estudante, já que usando métodos originais, mostra que o aprendizado desta disciplina é baseado na lógica e não apenas no mero "treinamento" e memorização.  Uma grande quantidade de exemplos, exercícios resolvidos e problemas propostos guia o estudante por suaves caminhos para a aprendizagem.
          Um dos métodos usados nesta obra é a “Falsa Posição”, um antigo método interativo de equacionar e resolver problemas matemáticos.
          Este método tem paralelo em outras disciplinas, como por exemplo o também antigo "Método dos Deslocamentos Virtuais”, usado em Mecânica para estudos de Estática, onde imagina-se que a estrutura sofre um pequeno deslocamento e tenta-se minimizá-lo, facilitando o cálculo final.
          Métodos interativos como estes caíram no esquecimento, mas felizmente despertaram nesta obra, demonstrando sua grande utilidade na solução de problemas envolvendo razão, proporção, regra de três, porcentagem e muitos outros.
          Assim, ao longo deste volume, os leitores e estudantes irão não só aprendendo como admirando as maravilhas desta disciplina.

Teócrito Abritta
Físico e Escritor



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